Domingos de Arquitetura, escritório especializado em construção sustentável, lança projeto para construtoras e clientes diretos

Domingos de Arquitetura

A premissa é  importante para a arquitetura sustentável, integrada em no processo de projeto do escritório. Existem vários aspectos comuns entre todas as casas sustentáveis. Primeiramente, construir uma casa sustentável quer dizer ter um impacto negativo menor sobre o meio ambiente, seja durante a construção ou durante o período de vida da casa. Isso pode ser feito de diversas maneiras.

Por exemplo, a redução dos resíduos durante a obra e os tempos de transportes dos materiais. Também, pode-se usar materiais recicláveis. Diminuição do uso de energia elétrica que não é uma energia sustentável e preferir fontes de energias renováveis como energia solar.

Soluções do escritório para casas sustentáveis – O serviço é modernizado e acessível, que pode revolucionar o mercado ainda muito tradicional da arquitetura brasileira.

Características das casas – As casas variam de 200 m + sótão a 400 m + sótão com estimativa de preços fornecida pelo escritório. As casas sustentáveis são capazes de contribuir para uma série de metas globais, como a redução das mudanças climáticas, criação de comunidades sustentáveis e prósperas e a impulsão do crescimento econômico.

Os benefícios abrangem 3 esferas: ambiental, social e econômica.

Todos os projetos são adaptados ao mercado e às características urbanísticas da região, com analise da metragem, número de quartos, configuração e o que é o atrativo local para que o imóvel tenha sempre valor no mercado.

Cria-se o que se chama de “célula de vida”, ou seja, acessíveis no térreo: uma sala, uma cozinha, um banheiro e um quarto. Outras pegadas importantes são: tomar cuidado com o vão livre das portas, que devem ter 80cm ou mais, para que, a cadeira de roda possa transitar livremente.

Também, o uso de pisos antiderrapantes, em especial, nas áreas molhadas como banheiros, lavanderias, cozinhas e áreas de serviço, que ajudam a prevenir acidentes para qualquer pessoa. Tudo, com respeito às leis de urbanismo de cada região, com opções de cozinhas abertas e fechadas.

Projetos com possibilidade de um pé direito mais alto ou um quarto a mais. Os revestimentos são minimalistas e as esquadrias padronizadas: mais design, dentro de um padrão de execução dentro de um orçamento totalmente acessível. Volumes e uma arquitetura inteligente para não onerar sua obra.

Projetos inteligentes com soluções sustentáveis de economia de energia e de maior ergonomia – Uma casa sustentável é uma casa saudável: usando materiais recicláveis e uma ventilação correta, diminui-se a poluição no ar interno e externo da casa. Usando corretamente uma vegetação adaptada, aproveita-se da regulação da temperatura da casa, assim como na qualidade do ar ambiente, e a permeabilidade do solo. Isso ajuda a diminuir o impacto das mudanças climáticas, como fortes calores, chuvas, e poluição urbana.

Mais economia – Construir casa sustentável gera uma real economia: com uso de equipamento de baixo consumo de energia e um correto isolamento térmico usa menos energia elétrica. É possível diminuir consideravelmente sua conta de luz ao usar energia renovável como com painéis solares, ou de água com a recuperação das águas de chuva. Ao construir uma casa, é muito importante pensar na sua durabilidade, no uso que vamos fazer dela e, que, em qualquer momento pode receber amigos e familiares com mobilidade reduzida ou, até mesmo, precisar de um quarto acessível sem precisar subir escadas.

Estratégias de Sustentabilidade – As Estratégias de Sustentabilidade são divididas em 4 categorias:

Bem-Estar
• Eficiência térmica das envoltórias (paredes e coberturas)
• Promoção da Ventilação Natural
• Aproveitamento da Iluminação Natural
• Minimização do efeito Ilha de Calor

Eficiência Energética
• Redução da demanda por Iluminação Artificial
• Uso de aquecimento solar de água
• Estimativa da demanda de energia
• Uso de energia renovável (fotovoltaica)

Uso da Água
• Redução da demanda interna
• Redução da demanda externa (paisagismo)
• Captação e aproveitamento de água de chuva
• Monitoramento do desempenho de consumo de água

Materiais
• Indicação de atividades para redução da poluição durante as obras
• Sugestões de materiais estruturais e de acabamento

Contato:
Domingos de Arquitetura
(21) 98930-3727
http://domingosdearquitetura.com/